sábado, 27 de março de 2010

Mapa-múndi


A importância das usinas hirelétricas


Veja a capacidade de usinas hidrelétricas instaladas no mundo:


Capacidade Instalada:

Poucos são os Países que dispõe de condições naturais que favorecem o aproveitamento em grande escala a hidroeletricidade, em termos absolutos, os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo são Canadá, China, Brasil, Estados Unidos e Rússia, respectivamente. Em 2001, esses países foram responsáveis por quase 50% de toda a produção mundial de energia hidrelétrica (AIE, 2003). Porém o Brasil está entre os que mais dispõe dessas condições, o Brasil destaca-se mundialmente nessa categoria, possuindo a maior usina do mundo em capacidade de geração de eletricidade que é a Usina de Itaipu, situada no rio Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai.Essa é a forma de energia mais utilizada no Brasil.


A Usina Hidroelétrica de Itaipu , construída em sociedade pelo Brasil e pelo Paraguai, é a maior hidroelétrica do mundo, e supre 20% da necessidade de energia do Brasil.


A Importância:

Os recursos hídricos são de fundamental importância no desenvolvimentno de diversas atividades econômicas. As usinas hidrelétricas tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As fontes hídricas são abundantes, porém mal distribuídas na superfície do planeta. Em algumas áreas, as retiradas são bem maiores que a oferta, causando um desequilíbrio nos recursos hídricos disponíveis. No Brasil a energia hídrica atende a cerca de 92% dos domicílios no país. A produção de energia é realizada por usinas hidrelétricas e termoelétricas, sendo que as usinas hidrelétricas respondem, por cerca de 97% da energia elétrica gerada.


Os Malefícios:

As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo.


As principais hidrelétricas do Brasil:

Usina

Localização

Capacidade (MW)

REGIÃO NORTE

Tucuruí

Rio Tocantins

3.980

Balbina

Rio Uatumã

250

REGIÃO NORDESTE

Paulo Afonso

Rio São Francisco

2.460

Sobradinho

Rio São Francisco

1.050

Moxotó

Rio São Francisco

439,2

Itaparica

Rio São Francisco

1.500

Xingó

Rio São Francisco

3000

REGIÃO SUDESTE

São Simão

Rio Paranaíba

1.715

Nova Ponte

Rio Araguari

510

Água Vermelha

Rio Grande

1.380

Três Irmãos

Rio Tietê

808

Emborcação

Rio Paranaíba

1.192

Ilha Solteira

Rio Paraná

3.230

Porto Primavera

Rio Paraná

1.854

Jaguara

Rio Grande

425,6

Três Marias

Rio São Francisco

387,6

REGIÃO SUL

Foz do Areia

Rio Iguaçu

2.511

Capivara

Rio Paranapanema

640

Itaipu

Rio Paraná

12.600

Parigot de Souza

Rio Capivari

246,96

Itaúba

Rio Jacuí

625

Salto Osório

Rio Iguaçu

1.050

REGIÃO CENTRO-OESTE

Ilha Solteira

Rio Paraná

3.230

Itumbiara

Rio Paranaiba

2.080

Jupiá

Rio Paraná

1.411,2



Curiosidades:

sexta-feira, 19 de março de 2010

Parque nacional de Itatiaia


O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo parque nacional do Brasil, fundado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto Federal nº 1713, com uma área atual de 30.000 hectares (300 km2). O parque possui montanhas com quase 3.000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado.


Localização:

Situa-se geograficamente entre os paralelos 22º19’ e 22º45’ latitude sul e os meridianos 44º15’ e 44º50’ de longitude oeste.

O parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fica ao sul do estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Itatiaia e Resende, e a sul do Estado de Minas Gerais, abrangendo os Municípios de Itamonte (MG),Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).

No parque localiza-se a estrada mais alta do Brasil, pois atinge 2.450 m de altitude.

-se geograficamente entre os paralelos 22º19’ e 22º45’ latitude sul e os meridianos 44º15’ e 44º50’ de longitude oeste.

O parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fica ao sul do estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Itatiaia e Resende, e a sul do Estado de Minas Gerais, abrangendo os Municípios de Itamonte (MG),Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).

No parque localiza-se a estrada mais alta do Brasil, pois atinge 2.450 m de altitude.


Geologia

As formações rochosas são consideradas raras, pouco encontradas no resto do país, parecido com granito, porém tratando-se de nefelino sienito. Encontram-se também rochas alcalinas e de origem eruptiva.

Hidrografia





Nascem no parque vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. A rede hidrográfica é formada por rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego. Seus principais rios são: Campo Belo, Maromba, Flores, Marimbondo, Preto e Aiuroca. No planalto (Parte alta) existem vários lagos, como por exemplo a lagoa Bonita ou a lagoa Dourada, entre outros menores, que podem ter a superfície congelada durante invernos rigorosos.

Clima

Durante o inverno brasileiro, nos meses de julho e agosto, a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o clima seco e muito frio. Em consequência, num país com praticamente 93 % de área localizada na zona tropical, podem ocorrer fenômenos como o dageada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve nos dias mais rigorosos do local, ocorrência, contudo, rara nos últimos anos.

As formações rochosas são consideradas raras, pouco encontradas no resto do país, parecido com granito, porém tratando-se de nefelino sienito. Encontram-se também rochas alcalinas e de origem eruptiva.

Atrativos naturais

Parte Baixa

  • Lagoa azul: lago natural formado pelo rio Campo Belo, que fica a aproximadamente 500 m do Centro de Visitantes.
  • Cachoeira Poranga (em tupi, poranga significa beleza): é uma cachoeira com 10 metros de queda d'água e uma grande piscina natural formado pelo rio Campo Belo.
  • Cachoeira Maromba: cachoeira e grande piscina natural.
  • Cachoeira Itaporani: cachoeira e piscina natural.
  • Cachoeira Véu de Noiva: cachoeira formada pelo rio Maromba formando uma queda d'água de 40 metros de altura, fica a 1.100 metros de altitude.
  • Três picos: local ao meio da Mata Atlântica a 1.662 metros de altitude, com vista para o vale do rio Paraiba, da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.
  • Pedra de Fundação: localiza-se à beira da estrada, em frente ao portão de acesso.
  • Mirante do Último Adeus: vista panorâmica do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.

Planalto

(Na parte alta, região do Planalto do Itatiaia, encontram-se os campos de altitude, sendo seus pontos culminantes):

  • Pico do Itatiaiaçu: localizado nas Agulhas Negras com 2.791,55 metros de altitude.
  • Serra do Maromba: com 2.607 metros de altitude.
  • Prateleiras: com 2.548 metros de altitude formado por maciços blocos de rochas com vista para o Vale do Paraíba. Próximo às prateleiras existem diversos lagos e formações rochosas como a Pedra da Tartaruga, a Pedra da Maçã e a Pedra Assentada.
  • Pedra do Altar: é uma formação rochosa com 2.530 metros de altitude.
  • Cabeça do Leão: com 2.408 metros de altitude.

(Do planalto faz parte o Vale do Aiuruóca, com a Cachoeira do Aiuruóca e a formação rochosa Ovos da Galinha. No caminho podem ser vistas as formações rochosas Asa do Hermes e a Pedra do Altar).



Aspectos Físicos e Biológicos:

Clima

Apresenta dois tipos de climas: nas regiões elevadas, acima dos 1.600 m de altitude, mesotérmico com verões brandos e chuvosos, enquanto nas regiões baixas das encostas serranas predomina o mesotérmico com verões brandos, mas sem uma estação seca definida.


Relevo

A região de Itatiaia apresenta relevo montanhoso que inclui encostas e o topo do planalto da Serra da Mantiqueira. Caracteriza-se também pela ocorrência de um tipo de rocha eruptiva, incomum no território nacional, denominada nefelino-sienito.


Vegetação

Em linhas gerais, pode-se distinguir três grandes formações vegetais no Parque do Itatiaia: formação da região Sul (Floresta Higrófila Subtropical) em altitudes entre 600 e 1.800 m; Campos de Altitude a partir de 1.600 m e formação da região Norte (situada na sombra dos ventos da Mantiqueira) entre 1.500 e 2.200m. Itatiaia possui elevado número de espécies endêmicas.


Fauna

A fauna do Itatiaia possui aspecto endêmico peculiar. As aves, com 294 espécies, representam o maior grupo faunístico do Parque, com 42 formas vivendo na região mais elevada. Os mamíferos totalizam 67 espécies e contribuem com 16 formas residentes no planalto do Itatiaia. A fauna do Itatiaia é o resultado das agressões sofridas pelo ambiente ao seu redor.



Curiosidade "Relógio Solar" no Parque Nacional de Itatiaia:



Algumas das fotos que eu tirei no Parque Nacional de Itatiaia: