Ouvimos falar sobre terremotos nos noticiários apenas de vez em quando, mas na verdade eles ocorrem todos os dias no nosso planeta. De acordo com a pesquisa da United States Geological, mais de três milhões de terremotos ocorrem todos os anos, o que soma 8 mil por dia ou um a cada 11 segundos. A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. A zona onde a atividade sísmica é mais intensa é no Círculo de Fogo do Pacífico, que passa por toda a zona montanhosa do continente americano e o lado ocidental do oceano. É nesta zona que ocorrem 80% dos sismos a nível mundial.
O que são terremotos ou sismos?
São tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por: Choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo, Deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas.
Sismos (Conceitos relacionados):
• Sismos – abalos da crosta terrestre que se propagam em todas as direções, sempre que a energia elástica se liberta bruscamente nalgum ponto (Foco ou Hipocentro).
• Epicentro – ponto que, na mesma vertical do hipocentro, se encontra à superfície terrestre. Está rodeado pela região macro sísmico, que abrange todos os pontos onde o abalo possa ser sentido pelo Homem.
• Hipocentro – local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso, ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Existem dois tipos de sismo, os de origem natural e os induzidos:
-Existem também sismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos.
- Superficiais – ocorrem entre a superfície e os 70km de profundidade;
- Intermédios – ocorrem entre os 70 e os
- Profundos – entre os 350 e os
Para profundidades superiores a
• Vibração do solo.
• Abertura de falhas.
• Deslizamento de terra.
• Tsunamis.
• Mudanças na rotação da Terra.
•
Além de destruições em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais.
Curiosidades “Construção anti-sísmica”:
Para evitar a devastação causada pelos sismos, os países mais avançados tecnologicamente têm vindo a desenvolver técnicas de construção anti-sísmica, isto é, novas regras e métodos de construção dos edifícios que os tornam mais resistentes aos abalos sísmicos. Países como o Japão e os Estados Unidos da América têm desenvolvido fortemente esforços no melhoramento da resistência dos edifícios às vibrações da crosta provocadas pela brusca libertação de energia, que ocorre quando há um sismo de elevada magnitude.
Veja os terremotos que mais mataram pessoas desde 2001:
O maior terremoto já registrado foi o Grande Terremoto do Chile em 1960 que atingiu 9.5 na escala de Richter seguido pelo do Alasca em 1964 que atingiu 9.2 na mesma escala.
Eis as maiores catástrofes recentes:
26 de janeiro de 2001: Terremoto de 7,9 graus destrói boa parte do Estado de Gujarat, no noroeste da Índia, matando quase 20 mil pessoas e deixando mais de 1 milhão de desabrigados. Entre as cidades mais destruídas estão Bhuj e Ahmedabad.
31 de outubro de 2002: A Itália fica abalada com a perda de uma classe inteira de crianças, mortas na cidade de San Giuliano di Puglia, após um tremor que derruba a escola onde estudavam.
26 de dezembro de 2003: Mais de 26 mil pessoas morrem após um terremoto no sul do Irã. A cidade histórica de Bam fica totalmente destruída.
26 de dezembro de 2004: Um tremor de 9,2 graus no Oceano Índico gera um tsunami que atinge vários países da Ásia, matando pelo menos 230 mil pessoas.
8 de outubro de 2005: Um tremor de 7,6 graus atinge o norte do Paquistão e a região da Caxemira, matando mais de 73 mil pessoas e deixando milhões de desabrigados.
27 de maio de 2006: Mais de 5,7 mil pessoas morrem quando outro tremor de 6,2 graus atinge a ilha de Java, na Indonésia, destruindo a cidade de Yogyakarta e as regiões próximas.
15 de agosto de 2007: Pelo menos 519 pessoas morrem na província de Ica, na costa do Peru. O epicentro do abalo de 7,9 graus foi no fundo do Oceano Pacífico, a
12 de maio de 2008: Terremoto atinge a província de Sichuan, no sudoeste da China. Apenas em um condado da província, até 87 mil pessoas morrem ou são dadas como desaparecidas. Outras 370 mil ficam feridas. O tremor chegou a 7,8 graus e começou na capital da província, Chengdu, no início da tarde.
30 de setembro de 2009: Na ilha de Sumatra, na Indonésia, é atingida por um terremoto de 7,6 graus na escala Richter, originado a
Janeiro e Fevereiro de 2010: Em janeiro, um terremoto de 7 graus devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe. Segundo o governo haitiano, o número de mortos pode ter chegado a 300 mil. Em Fevereiro, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o Chile na madrugada do dia 27 às 3h34, onde foram comfirmadas as mortes de 214 pessoas.
Sismicidade histórica em Portugal
A maior parte dos sismos graves tiveram origem em:
• 1 de Novembro de 1755 ocorreu um dos mais documentados e maiores sismos da história - teve o seu epicentro próximo do Banco de Gorringe, com uma magnitude estimada de 8,75.
• O Arquipélago dos Açores também é bastante afetado por sismos que, por vezes, estão associados à atividade vulcânica.
BENEFICIOS DOS TERREMOTOS:
Apesar das conseqüências trágicas, os terremotos também geram benefícios. Eles podem produzir mananciais e represas naturais, úteis para conservar ou conduzir água, petróleo e gás. Podem acumular ou expor valiosos recursos minerais, incluindo metais preciosos. E inclusive reduzem o risco de terremotos futuros. De fato, acredita-se que uma série de terremotos pequenos e inofensivos liberem energia suficiente para evitar a ocorrência de um sismo muito maior e devastador.